quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Para chegar a final da Copa ES Tiva troca grama por areia

Visando a entrar com todo o gás contra o GEL Laranjeiras no jogo decisivo de domingo, na segunda partida da semifinal da Copa Espírito Santo de Futebol, a Desportiva Capixaba tem realizado treinos em dois períodos.


Longe do gramado, os jogadores encaram, pela manhã, o calor e a areia fofa da Praia de Camburi. São mais de seis quilômetros de corrida, além de muito exercício físico. Conforme o preparador físico e auxiliar técnico, Juliano Spalla o trabalho na areia é fundamental neste momento decisivo da competição. “A areia possibilida o aumento da força e da velocidade os atletas. Trabalhando em dois períodos eles não sentem tanto o desgaste em campo, mesmo o jogo sendo realizado sob um calor intenso”, destacou.

O técnico Cosme Eduardo, que é professor de Educação Física, faz questão de também acompanhar os treinos na praia. “Durante um jogo cada um corre de oito a dez quilômetros, por isso é muito importante todo mundo levar a sério o treino na areia para os músculos estarem em boas condições quando testados ao extremo”, comentou Cosme.


Quem vive momento especial na Desportiva Capixaba é o volante Gilmar. Muito elogiado pelo técnico Cosme Eduardo, Gilmar é presença certa no jogo contra o GEL, mais uma vez improvisado na zaga.

Para o “Xerife”, como é conhecido, a Desportiva tem que entrar determinada em campo para não ser surpreendida. “Em futebol tudo pode acontecer. Nunca vivenciei uma situação de desastre total, mas ela ocorre. Tivemos alguns exemplos nesta temporada mesmo no futebol brasileiro, como o jogo entre Flamengo e América do México”, lembrou.




Sincero, Gilmar não esconde que em alguns momentos temeu a desclassificação prematura. “Contra o Linhares, quando eles marcaram o primeiro gol, a coisa ficou tensa”, lembrou.
Sobre o primeiro jogo da semifinal contra o GEL, a Desportiva mostrou evolução. “Jogamos de forma mais compacta, com os setores atuando com mais harmonia”, disse.


Ao contrário do técnico Cosme Eduardo, Gilmar não vê problemas em atuar ao lado de Renan, formando a zaga com dois canhotos. “Acho normal. Dois destros não dão conta do recado, porque não dois canhotos?”, indagou.


Embora seja apontado como líder do grupo, Gilmar prefere manter a discrição. “Não me considero líder não. Sou discreto, tranqüilo, não falo muito. Quando tenho que falar, chamo a pessoa no canto e converso particularmente”, comentou.


Ainda é cedo para falar em título, segundo Gilmar. Mas se ele “pintar”, Gilmar já tem para quem dedicá-lo. “Certamente para a minha filha Vitória, de um ano, e minha esposa Elaine. Elas são minhas razões de viver”, derreteu-se o Xerife.


Como venceu o primeiro jogo por 3 a 0 e registrou melhor campanha na primeira fase, a Desportiva pode perder pelo mesmo placar que assim mesmo garante vaga na final. Se perder por 4 a 0 a vaga fica com o GEL.




Nenhum comentário: